Energia Eólica - a energia que usa o vento como matéria prima



foto: geocities.com
A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento). É uma abundante fonte de energia, renovável, limpa e disponível em todos os lugares. A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento, a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água.

Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho, cujo movimento, através de um gerador, produz energia elétrica.

A energia eólica é considerada a energia mais limpa do planeta, disponível em diversos lugares e em diferentes intensidades, uma boa alternativa às energias não-renováveis. Entretanto, apesar de não queimarem combustíveis fósseis e não emitirem poluentes, fazendas eólicas não são totalmente desprovidas de impactos ambientais. Elas alteram paisagens com suas torres e hélices e podem ameaçar pássaros se forem instaladas em rotas de migração. Emitem um certo nível de ruído (de baixa freqüência), que pode causar algum incômodo e interferência na transmissão de televisão. Além disso, o custo dos geradores eólicos é elevado.

Ainda assim, as perspectivas da utilização de energia eólica são cada vez maiores no panorama energético geral, pois apresentam um custo reduzido em relação a outras opções de energia. O vento é uma fonte inesgotável de energia e as plantas eólicas têm um retorno financeiro a curto prazo. O vento existente nos seis continentes do planeta é suficiente para suprir o consumo mundial de energia em mais de quatro vezes o nível atual de consumo. A energia eólica pode garantir 10% das necessidades mundiais de eletricidade até 2020, pode criar 1,7 milhão de novos empregos e reduzir a emissão global de dióxido de carbono na atmosfera em mais de 10 bilhões de toneladas.

Embora o mercado de usinas eólicas esteja em crescimento no Brasil, ele já movimenta 2 bilhões de dólares no mundo. Existem 30 mil turbinas eólicas de grande porte em operação no mundo, com capacidade instalada da ordem de 13.500 MW. Os campeões de uso dos ventos são a Alemanha, a Dinamarca e os Estados Unidos, seguidos pela Índia e a Espanha.

No âmbito nacional, o estado do Ceará destaca-se por ter sido um dos primeiros locais a realizar um programa de levantamento do potencial eólico, que já é consumido por cerca de 160 mil pessoas. Outras medições foram feitas também no Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, litoral do Rio de Janeiro e de Pernambuco e na ilha de Marajó. A capacidade instalada no Brasil é de 20,3 MW, com turbinas eólicas de médio e grande portes conectadas à rede elétrica.

Vários estados brasileiro seguiram os passos do Ceará, iniciando programas de levantamento de dados de vento. Hoje existem mais de cem anemógrafos computadorizados espalhados pelo território nacional. Considerando o grande potencial eólico do Brasil, confirmado através de estudos recentes, é possível produzir eletricidade a preços competitivos com centrais termoelétricas, nucleares e hidroelétricas, com custo reduzido.

Se o assunto lhe despertou interesse, segue alguns posts sobre o assunto neste blog:
04/junho/2009 - Espírito Santo apresenta potencial de geração eólica de até 4GW on shore
16/junho/2009 - Thurby gerador de energia eólica para residências
16/julho/2009 -País pode gerar energia a partir do vento equivalente à produção de Itaipu
01/setembro/2009 - Portugal é referência em energia renovável
Modelo energético brasileiro não valoriza energias renováveis


fonte: ambientebrasil.com.br e Greenpeace

2 comentários:

  1. MuuuuuuuuuuuuuuuuuiTO interessante!

    ResponderExcluir
  2. - KKK' Vou colocar isso no meu trabalho.Adoorei a noticia.

    ResponderExcluir