Lei faz o Estado de São Paulo Reduzir suas Emissões de Gases de Efeito Estufa em um Futuro Próximo


O governo de São Paulo sancionou uma lei para reduzir em 20% a emissão de gases de efeito estufa no estado até 2020. Segundo o governador José Serra, a meta é reduzir as emissões de 122 milhões de toneladas por ano (dados de 2005) para 98 milhões de toneladas em 2020. O inventário com os dados sobre as emissões de gases de efeito estufa de São Paulo só deverá ser terminado em dezembro do próximo ano.

Segundo o secretário do meio ambiente, Xico Graziano, a meta de 20% estabelecida por São Paulo pode parecer menor do que a que está sendo cogitada pelo governo federal para o país (em 40%), mas a meta do estado “vai muito além”. Graziano afirmou que, a meta do estado de São Paulo é referente a redução de emissões do ano de 2005 e o governo federal está falando em redução da tendência das emissões, ou seja, o governo federal está trabalhando com uma queda baseada na tendência do crescimento das emissões no futuro.

“Uma coisa é desacelar, outra é reduzir de forma absoluta”, acrescentou Serra.

De acordo com Serra, a redução não será homogênea nos diferentes setores da economia paulista, mas deve se concentrar na área de transporte, que mais preocupa o governo. Há previsão de multa ou taxações para quem não cumprir as metas estabelecidas pelo governo. A intenção do governo é incluir a redução da emissão de carbono nos critérios de licenciamento ambiental para projetos no estado.

fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário