Exposição em São Paulo mostra toda a história da energia no planeta

A exposição demorou seis anos para ficar pronta e transporta o visitante ao longo da história das matrizes energéticas. Ao todo, são cinco bilhões de anos de histórias.

fonte jornal das dez 17/09/2010


Censo da vida marina revela 20 mil novas especies

Cerca de 2,7 mil cientistas de 80 países concluíram o maior censo marinho feito até hoje. Por este estudo, os oceanos que banham a Austrália e o Japão apresentam a maior variedade de espécies.

fonte: jornal das dez, globo news 04/10/2010

IPTU Verde: A cidade mais arborizada e menos vulnerável a enchentes




Mais uma vez estou aqui compartilhando uma notícia que saiu no jornal Folha de São Paulo, onde o IPTU verde está transformando os hábitos da população da cidade de São Carlos, São Paulo .O desconto proporcionado para os habitantes que plantarem árvores ou manterem as áreas permeáveis está transformando a cidade em um lugar mais arborizado e menos vulnerável a enchentes. Segue integra da matéria do dia 17 de outubro de 2010.

Maria Helena Casagrande Salvador, 53 anos, em sua casa no bairro Santa Paula, em São Carlos




São Carlos, cidade paulista a 230 km de São Paulo, registra ano a ano um aumento de adesões ao programa IPTU Verde, que dá descontos de até 4% para os moradores que plantam árvores ou mantêm áreas permeáveis nos imóveis.

Em 2007, primeiro ano do projeto, houve 2.796 solicitações. No ano passado, o número subiu para 4.738. Já neste ano, 5.596 pessoas se inscreveram para obter o desconto em 2011 --algo próximo a 5% do total de contribuintes da cidade.

Com o benefício verde e os descontos por pontualidade, o contribuinte pode ter uma conta de IPTU até 24% menor, segundo o secretário da Fazenda, Paulo Almeida.

O professor aposentado Benjamim Mattiazzi, 76, é um dos beneficiados. Ele paga 12% a menos do valor original do IPTU.

Segundo ele, nos 25 anos em que mora na mesma casa, plantou dez árvores em frente à fachada. Já no quintal, mantém uma grande área verde com muitas árvores, algumas delas frutíferas.

A autônoma Maria Helena Salvador, 53, também é beneficiada pelo IPTU Verde. Ela recebe 2% de desconto sobre os R$ 1.500 que deveria pagar. Em 13 anos, ela plantou dez árvores.

"Muito mais do que uma economia, o programa pode ajudar na conscientização sobre a importância de se preservar áreas permeáveis."

A população de São Carlos conta ainda com um serviço chamado Disque Árvore, pelo qual são doadas duas mudas, de espécies diferentes, por endereço ao mês.

DESCONTOS

As inscrições precisam ser renovadas todos os anos. A lei concede desconto de 1% no valor do IPTU aos imóveis urbanos edificados e horizontais com terrenos de até 250 m2, com área permeável de 5% a 8% em relação a sua área total. Acima de 8%, o desconto sobe para 2%.

Já os terrenos com mais de 250 m2 e com área permeável de 8% a 10% têm 1% de desconto. Acima de 10%, o benefício sobe para 2%.

Além disso, os imóveis que tiverem 10 m lineares ou mais de fachada e uma ou mais árvores na calçada também podem receber mais 2% de desconto no IPTU.

Matéria de Hélia Araujo, folha de são paulo