Um novo lar para a moda sustentável

Foi lançado no dia 13 de janeiro, no Rio de Janeiro, pela estilista e consultora de moda Chiara Gardaleta o Instituto Ser Sustentável com Estilo (#SSE).

O Objetivo do Instituto é organizar, desenvolver e divulgar o setor da moda, criando uma ponte entre cada fase da cadeia produtiva.

Segundo a fundadora do Instituto, "sustentabilidade não quer dizer só ecologia , envolve inclusão social, capacitação, informação, educação por meio da moda e da beleza, economia criativa e valorização do que é nosso".

Essa preocupação sustentável como algo intrínseco às criações e empresas é o que Chiara espera ver no Brasil a longo prazo:

“Meu sonho é que a moda ligada à sustentabilidade seja natural, que ninguém tenha mais de fazer disso uma questão. Gosto de falar que é a nova era da moda, uma maneira diferente de ver as coisas, de pensar outras possibilidades. A cadeia toda vai precisar ser ajustar, rever escala e lucros. Mas a moda tem a faca e o queijo na mão para que dê certo”.




Mesmo achando um pouco utópico o segmento da moda assimilar o conceito da cadeia produtiva e consequentemente, o da sustentabilidade, sinto uma alegria em testemunhar estas iniciativas mesmo sendo pontuais..
Meu desejo é poder postar cada vez mais iniciativas como a da estilista Chiara.



Asfalto Sustentável

O asfalto permeável está sendo estudado na Universidade de São Paulo por pesquisadores da Escola Politécnica, a Poli.

O objetivo da pesquisa é desenvolver uma tecnologia para melhorar a absorção da água em nossas ruas.

A matéria completa sobre o estudo e uma animação ilustrativa foi exibida na TV Cultura e estou anexando o link da matéria.



Reporter Eco - 12/12/2010

www.tvcultura.com.br/reportereco