FIB não é PIB?


FIB - Felicidade Interna Bruta é o indicador adotado no Butão há decadas para medir a felicidade dos seus habitantes, não a de um individuo por si só.

É um medidor de progresso nacional e um assunto de política pública.

Por mais rico que um país possa ser, isso não se traduz, necessariamente, em bem estar e felicidade para os seus habitantes.
O Butão é um minúsculo reino, no topo do Himalaia e a inspiração do novo modelo de medir a felicidade da população veio do ex-rei Jigme Singye Wangchuck, na década de 1970, como uma alternativa ao PIB ( produto interno bruto).

O governo do Butão criou um complexo modelo de bem estar com quatro pilares, nove dimensões e 72 indicadores de felicidade.

Considerou que os quatro pilares de uma sociedade feliz envolveria:
economia - cultura - meio abiente e um bom governo.


E as nove dimensões FIB são:

- bom padrão de vida econômica
- boa governança
- educação de qualidade
- saúde
- vitalidade comunitária
- proteção ambiental
- acesso à cultura
- gerenciamento equilibrado do tempo e
- bem estar psicológico.
O índice que inclui a felicidade na esfera das políticas públicas tem se tornado referência em diversos países do mundo.

Aqui em São Paulo, tivemos a I Conferência sobre o FIB no mês de outubro do ano passado.

A coordenadora do FIB no Brasil é Susan Andrews que também é fundadora e coordenadora da ecovila Parque Ecológico Visão Futuro no interior de São Paulo.
Segundo a psicóloga e antrópolaga Susan, a ciência da hedônica é uma nova disciplina que está sendo desenvolvida para estudar as fontes da felicidade.De acordo com esses estudos, até um certo nível de riqueza, o sucesso material de fato traz mais felicidade.Contudo, após um certo ponto, mais bens materiais não trazem mais satisfação. O que importa a esta altura são os chamados “fatores não-materiais”, tais como companheirismo, famílias harmoniosas, relacionamentos amorosos, e uma sensação de se viver uma vida significativa.

Seguem 2 links para quem quiser saber mais sobre o assunto ( e espero que queiram rs)






Um comentário:

  1. Esta minha amiga Kutnikas descobriu um novo talento jornalístico. Coisas que o MBA provoca...
    Rô, parabéns pela qualidade e objetividade do seu blog.
    Bjs, MK

    ResponderExcluir