BRT significa ônibus de trânsito rápido.
O sistema lembra um metro de superfície que oferece um transporte público que melhora o trânsito e reduz a poluição a um custo muito menor do que a construção de novas linhas de metro.
O Transmilenio, como é conhecido em Bogotá é usado em média por 1,6 milhão viagens dia permitindo que fosse retirado de circulação 7.000 ônibus particulares pequenos, reduzindo o consumo de combustível de ônibus e as emissões
de carbono em mais de 50% desde 2001, quando foi aberta a primeira linha.
No ano passado, o Transmilenio se tornou o único grande projeto de transporte público aprovado pela ONU para gerar e vender créditos de carbono.
Segundo analistas, a venda dos créditos já rendeu a Bogotá um valor estimado entre US$ 100 e US$ 300 milhões.
Versões do mesmo sistema estão sendo planejadas ou construídas em dezenas de cidades em vários países – entre elas, Cidade do México, Jacarta, Cidade do Cabo e Ahmedabad, na Índia - oferecendo um tipo de transporte público que melhora o trânsito e reduz a poluição, tudo isso a um custo e tempo bem menor que a construção do metro.
Estamos torcendo para ver este sucesso em breve aqui no Brasil também.
fonte: treetfilms e New York Times
O objetivo deste blog é COMPARTILHAR matérias, videos, sites e etc criando uma resenha com temas sobre o meio ambiente, sustentabilidade, mudanças climáticas, educação ambiental, curiosidades, atualidades e etc.
BRT Transmilenio - O transporte Colômbiano que está revolucionando várias cidades no mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário