Segundo estudo apresentado em audiência pública, São Paulo está 2 graus mais quente




Em audiência pública especial sobre o projeto de revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) realizada na Câmara Municipal de São Paulo, o professor da USP Augusto José Pereira Filho apresentou um estudo revelador sobre o que ocorreu com o clima da região entre 1936 e 2005. No período, segundo a pesquisa, a temperatura média no mês de julho subiu de 16 para 18 graus.
O estudo revela ainda que nos 69 anos pesquisados o ar se tornou mais seco, diminuiu a garoa, aumentou as tempestades e, óbvio, também a poluição. “O clima de São Paulo mudou e o efeito aqui é muito maior do que o efeito global”, informou Pereira Filho.
Ele explicou que as fortes chuvas na cidade são provocadas pela mistura entre o ar quente e seco da metrópole e os ventos frios e úmidos vindos do mar. “As tempestades de São Paulo ganharam a dimensão de uma tempestade da Amazônia”, comparou.
Entre as razões apontadas pelo professor para explicar as alterações climáticas na cidade estão a redução da vegetação, o crescimento desordenado da cidade e a poluição. “O ambiente está dizendo que tem algo errado e todos nós somos culpados por esta situação.”
Representantes de diversas entidades da sociedade civil que participaram da audiência destacaram o importante papel que os especialistas da área acadêmica poderiam desempenhar na elaboração de leis para cidade, especialmente em relação ao Plano Diretor*.
Na avaliação do vereador José Police Neto (PSDB), relator do projeto de revisão do PDE, o município tem um problema crônico que é a falta de um plano de desenvolvimento. “Falta uma orientação sobre a cidade que queremos daqui a 100 anos.”


*Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município.
Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.
Por exigência constitucional, municípios com mais de 20.000 habitantes possuem Plano Diretor objetivando uma melhor qualidade de vida à população como um todo. Ele é constituído pelo Prefeito, população e pela Câmara Municipal.
fonte:http://www.ufv.br/pdv/que.html


FONTE: www.nossasaopaulo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário