Idosos dos Jardins viram "olheiros" da limpeza

A partir desta matéria, o jornal A Folha de São Paulo nos faz refletir que a batalha para uma melhor qualidade de vida em nossa cidade não deve ser depositada somente nas iniciativas dos órgãos públicos, mas em ações locais dentro da nossa própria comunidade.

Grupo apoiado pela associação de moradores fiscaliza despejos irregulares, coleta de lixo atrasada e varrição das ruas

Com bloquinho na mão, moradores comunicam os problemas de limpeza da área à prefeitura, que diz apoiar a iniciativa

VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em meio às discussões sobre lixo na rua e renovação dos contratos de varrição da Prefeitura de São Paulo, um grupo de idosos dos Jardins, capitaneados pela associação de moradores, montou um mutirão para tentar manter o bairro limpo.
Com idade de até 86 anos, a turma já conseguiu alistar um "fiscal" por rua e coloca diariamente ao menos 50 olheiros em busca de despejos irregulares, coleta de lixo atrasada ou varrição ineficiente.
De bloquinho na mão para anotar tudo, o contador Arthur Verna, 75, afirma que comunica o local das pilhas de lixo à associação, que repassa as denúncias à subprefeitura e à Secretaria de Serviços.
"Ando para ver onde tem lixo e converso com os garis. Fico de olho em que joga sofás, colchões, televisores. Isso o caminhão da coleta não tem como levar", relata Verna.
Morador da Oscar Freire, a rua do comércio de luxo dos Jardins, o engenheiro Liesse Alexandre Said, 63, reclama dos catadores, que reviram os sacos de lixo durante a madrugada. "Fazem bagunça, fica a sujeira de manhã", diz.
Presidente da Samorcc, a associação do bairro Cerqueira César, Célia Marcondes afirma que haverá uma "panfletagem para promover uma campanha de limpeza". As pessoas estão ansiosas para contribuir, em especial o grupo de idosos", diz.
A Secretaria de Serviços afirma que a prefeitura apoia a iniciativa do mutirão dos idosos, mas que a distribuição de panfletos não é permitida pela Lei Cidade Limpa.

fonte: Jornal A Folha de São Paulo de 02 de fevereiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário