Projeto Balde Cheio - Uma nova Oportunidade para o Agricultor Familiar através da Tecnologia Social


O projeto “Balde Cheio” demonstrou a viabilidade técnica e econômica da propriedade familiar para a produção de leite. Alguns de seus resultados são a obtenção de lucro nesse tipo de propriedade antes deficitária, o aumento da renda do pequeno produtor, a redução do êxodo rural e o aumento da produção de leite, por hectare / ano, de até 12 a 15 vezes (ou seja, de 1.100% a 1.400%). Tudo isso com metodologia inovadora, que supera muitos dos problemas normalmente enfrentados pela transferência de tecnologia da pesquisa para o campo.

As propriedades assistidas pelo projeto possuem, em sua maioria, de meio hectare a 20 hectares. A tecnificação e o bom gerenciamento permitem que esses produtores familiares multipliquem sua renda, renda essa que, em alguns casos, era, antes de aderirem ao projeto, inferior a um salário mínimo.

Cerca de 90% dos produtores assistidos pela Embrapa Pecuária Sudeste conseguia produção diária inferior a 80 litros no início dos trabalhos. Após a sua incorporação ao projeto, passaram a obter de 300 litros a mil litros / dia. Mas o indicador mais importante na atividade, que é a produção de leite por hectare / ano, foi elevada de 12 a 15 vezes.

O projeto apresenta várias inovações, com destaque para duas delas: 1) os trabalhos são dirigidos tanto a técnicos da extensão rural - treinados pelos pesquisadores da Embrapa - como a produtores e em todas as etapas é obrigatória a participação de um parceiro da extensão rural, pública ou privada; 2) a transformação das propriedades em “salas de aula”, pois é lá que ocorrem todos os encontros, palestras e dias-de-campo. Ao invés de dias de campo esporádicos ou palestras em ambientes fechados, os encontros nessas “salas de aula” são permanentes e essa propriedade é assistida durante um período de quatro anos, ficando depois totalmente independente. O sítio fica sob monitoramento permanente de um técnico da extensão rural, com visitas periódicas do pessoal da Embrapa e é aberto a visitações.

Os pecuaristas assistidos são pequenos produtores que estavam a ponto de abandonar a atividade e que hoje estão numa situação confortável. “Ninguém vai ficar rico com pequena produção de leite, mas o pequeno produtor pode multiplicar a sua renda, investir em tecnologia e gerência, viver dignamente e com conforto”, afirma Artur Chinelato de Camargo.

Outras informações

Jorge Reti (MTb 12693-SP e MS14130/SJPSP/FENAJ)
Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP)
Contatos: (16) 261-5611
E-mail:
jreti@cppse.embrapa.br
fonte: globo rural e www.rts.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário