Um hotel dinamarquês lançou um esquema pioneiro de geração de eletricidade com pedaladas e espera que a idéia ganhe adesão em outros países.
O Crowne Plaza Copenhagen Towers, à 15 minutos de distância do centro da capital dinamarquesa e à cinco minutos do principal aeroporto da Escandinávia, instalou duas bicicletas ergométricas acopladas a geradores.
Os hóspedes serão convidados a exercitar-se nas bicicletas, e, se gerarem eletricidade suficiente, ganharão uma refeição gratuita.
A partir de junho, os hóspedes poderão correr contra o sistema de painéis solares do hotel, que tem 366 apartamentos, em uma tentativa de gerar mais eletricidade que os painéis.
A proposta da rede é que quem conseguir gerar 10 ou mais watts-hora de eletricidade para o hotel (somente hóspedes)receberá uma refeição de cortesia.
Segundo relato à agência Reuters, o valor a ser considerado da refeição é referente a qualquer um dos pratos principais do restaurante do hotel ou do cardápio do bar no saguão que é de aproximadamente 240 coroas dinamarquesas (US$ 44).
As bicicletas ergométricas vão começar a funcionar primeiramente por um ano em caráter de teste, com vistas a uma adesão para outros hotéis da rede Crowne Plaza, que integra o grupo InterContinental Hotels.
A medição será através de iPhones anexados ao guidão das bicicletas que mostrarão a geração de energia enquanto o hospede pedala. Executivos do hotel esperam que a oferta diminua as emissões de carbono do hotel, incentive à prática do exercício consciente além, é claro, de poupar eletricidade e dinheiro.
A quantidade de energia gerada pelas bicicletas pode ser pouca, mas a idéia é ótima. Imagine esse sistema presente em academias, centros esportivos e de ensino, a quantidade de energia limpa gerada poderia ser muito maior.
Fonte: ambientebrasil.com e pensandoverde.blogtv.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário