A Reunião de Copenhague sobre Mudanças Climáticas


Copenhague é a cidade da Dinamarca onde será realizada a Conferência sobre Mudança Climática entre os dias 7 a 18 de dezembro.

Representantes dos 192 países membros da Convenção da ONU sobre Mudança do Clima têm como objetivo principal definir um novo tratado de metas de cortes de gases que causam o efeito estufa e consequentemente o aquecimento do nosso planeta.

(no post do dia 03 de maio de 2009- Greenpeace Brasil.. é possível visualizar como ocorre este aquecimento na terra).

O dióxido de carbono (CO2) é o mais comum entre os vilões. Ele está presente em algumas das nossas tarefas diárias como andar de carro.

Entre outros gases familiares para nós podemos citar o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O).

A razão da temperatura da terra estar aumentando é conseqüência da dificuldade do escape de calor para o espaço, criando assim, o efeito estufa.

A polêmica é que o que gera a economia do mundo é a produção de um modo geral ( indústria, pecuária, etc) porém é este desenvolvimento descontrolado que causa as emissões dos gases que aquecem a terra. É a busca para um denominador comum entre as nações o grande cume da reunião.

Os países deverão sair do encontro com um comprometimento de corte destes gases que será validado a partir de 2012.

Os países considerados industrializados tem sido os maiores responsáveis pelo maior parte das emissões dos gases do efeito estufa. Porém a China, Índia e o próprio Brasil, apesar de serem vistos como países em desenvolvimento, também emitem os gases de efeito estufa mas em uma proporção bem menor que os países industrializados.

A origem da emissão entre estes os países industrializados e em desenvolvimento são divergentes: O primeiro é conseqüência da queima de combustíveis fósseis ( 75% das emissões do CO2) e o segundo é decorrente do uso da terra (25% das emissões do CO2).

É através de um Desenvolvimento Sustentável que todas as nações deveriam se comprometer neste momento tão iminente que estamos testemunhando diariamente em nossas vidas.

( vide post do dia 2 de maio de 2009 referente a um vídeo e conceito de Desenvolvimento Sustentável e também o post do dia 30 de maio de 2009 sobre as mortes que a mudança climática está causando).

O tema é vasto, assim pretendo continuar em breve.

E tem gente que ainda acha que este assunto é só de ecochatos :-)

fontes: wikipédia, veja, folha de são paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário