Endemia, Epidemia ou Pandemia?

foto do vírus da gripe suina



Na verdade estou torcendo por nenhuma delas, mas afinal qual a diferença?

· Quando uma doença, geralmente infecciosa, existe apenas em uma determinada região é considerada uma ENDEMIA, ou seja, sua manifestação é de proporções pequenas da doença e não sobrevive em outras localidades. Um exemplo bem claro para todos nós é o caso da dengue quando manifestada em certa região ou cidade do país.
· Quando a doença de caráter infecciosa é transmitida para outras populações e infesta mais de uma cidade ou região é chamada de EPIDEMIA. Ela pode também ser um surto periódico de uma infecção como a caxumba, onde não ocorrem todos os anos.
· Porém, quando uma epidemia se alastra de forma desequilibrada se espalhando pelos continentes, ou pelo mundo, ela é considerada PANDEMIA.

Sabe qual a maneira mais fácil da prevencão contra gripe suina?

Segundo os médicos, lavar as mãos é a maneira mais eficiente para prevenir todos os tipos de doencas, inclusive a gripe suína.
Há evidências que pequenas partículas do vírus possa apresentar certa resistência em mesas, dinheiro, telefone e outras áreas e quando transferidas para o dedo ou boca pode levar a pessoa a contaminacão.
Lógico que o espirro e a tosse também são importantes veículos de transmissão, mas não esqueca de lavar as mãos sempre com sabonete ou usar o alcool em gel.
Os sintomas da gripe suina são febre acima de 39 C repentina, tosse, dores musculares, irritacão nos olhos e secrecão nasal . O indíviduo que se enquadrar com estes sintomas deve evitar o trabalho, aglomeracões e os transportes públicos, bem como ir imediatamente ao médico.
Sobre a gripe suína:
É uma doenca respiratória que iniciou-se em criadores de porcos e tem como caracteristica a fácil propagacão,não pela carne dos porcos, mas por via aérea, de pessoa para pessoa.
Em decorrência de mutacões, está gripe é classificada como um nova gripe suína e no momento só existe vacina para os própios porcos. Somente após a identificacão do vírus é que será possível a producão de uma nova vacina aos humanos.
A possibilidade de tornar-se uma pandemia é real, segundo a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde Margaret Chan, porque está contaminando pessoas.





A Inclusão de portadores de deficiência visual em exposicão de Arte

A iniciativa que a Pinacoteca do Estado está proporcionando à deficientes visuais é de nos encher de orgulho:

A Pinacoteca está oferecendo aos deficientes visuais uma galeria tátil com 12 esculturas brasileiras com diferentes formas, texturas e dimensões.
A proposta está tão "redonda"que o piso da exposicão também é tátil , os textos tem letras ampliadas e em braile.

Segue integra da notícia
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=200652


Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo

Bye bye sacolas plásticas!

A Inglaterra já conseguiu reduzir o seu consumo de sacolas plásticas em até 26% em dois anos.

Um novo estudos do WRAP - Programa de desperdício e ações de recursos (Waste & Resources Action Programme) demonstra que o uso de sacolas plásticas caiu mais de 25% neste últimos dois anos e que os comerciantes começaram a trocá-las por sacolas reutilizáveis.

O estudo também assinalou uma redução de 40% no consumo de plástico consequência do menor uso do material na produção da sacola e o aumento da reciclagem do plástico.

Está retração no consumo de sacolas plásticas deverá economizar 130,000 toneladas de dióxido de carbono - equivalente a 41.000 carros fora das ruas.



Fonte: site http://lovetomorrowtoday.com/2009/04/23/uk-cuts-use-of-plastic-bags-by-26-in-2-years/

Ser magrinho ajuda o planeta!

A nossa silueta precisa aderir aos problemas climáticos

Depois de quase duas semanas só recebendo e-mails, referentes ao dia da terra, me questionando como eu colaboro com o planeta descobri a melhor resposta: Ficar em forma.

Segundo o site da CNN as pessoas mais gordas necessitam de mais queima de combustível para serem transportadas, mais comida e consequentemente maior producão de alimentos, criando novos gases responsáveis pelo aquecimento da terra.
A constatacão é citado por pesquisadores London School of Hygiene and Tropical Medicine.
Fonte:

http://edition.cnn.com/2009/HEALTH/04/20/thin.global.warming/index.html


Michelle Kutnikas Espejo - indicou está matéria

Somos o 4o. maior emissor do planeta

Cachoeira do Salto Augusto: beleza rara no Parque Nacional Juruena, na Amazônia© Zig KOCH
O Brasil é o 4 maior emissor do planeta de gases causadores de efeito estufa devido as queimadas oriundas do desmatamento e da decomposição das árvores derrubadas.


Diversos estudos comprovam que assim como mapas e satélites, a criação de áreas protegidas, como parques e reservas florestais, é fundamental como ação imediata para conter o desmatamento nas florestas brasileiras.



Segue integra do texto da wwf






Tecnologia Social




A primeira vez que ouvi este termo achei instigante e descobri que é uma solucão para carências socias de baixo custo através de uma técnica, produto,etc.

Acredito que o exemplo mais comum a todos nós seria o soro caseiro onde misturamos o acucar, sal e água e conseguimos uma solucão simples para combater a desidratacão e consequentemente a mortalidade infantil.

Através das minhas pesquisas pela internet, li sobre este artigo em que um canudo transforma a água contaminada em potável.

É impossível não compartilhar.





O canudo que transforma água contaminada em potável removendo bactérias e vírus - e outras invenções para ajuda humanitária



LIFESTRAW: é um sistema pessoal de filtragem que torna potável a água cheia de microorganismos causadores de diarréia
Às vezes, as tecnologias mais simples têm o maior impacto na vida das pessoas. Veja como exemplo o sistema de filtragem móvel da empresa suíça Vestergaard Frandsen, batizado de LifeStraw ("canudo da vida"). É um tubo de plástico azul - mas muito mais grosso que um canudinho comum - contendo filtros que tornam potável a água contaminada com microorganismos que provocam cólera, febre tifóide e diarréia.
Os filtros, fabricados em resina halógena, matam quase 100% das bactérias e cerca de 99% dos vírus que passam pelo LifeStraw. A University of North Carolina em Chapel Hill testou o canudo com uma amostra de água contendo as bactérias Escherichia coli B e Enterococcus faecalis, além do vírus MS2 colifago, e mais iodo e prata. Os resultados indicam que o LifeStraw filtrou todos os contaminantes a níveis em que não representam mais um risco à saúde de quem ingere a água.
No entanto, o canudo não filtra metais pesados como ferro ou flúor, nem remove parasitas como a giárdia ou o criptosporídio, apesar de o CEO da empresa, Mikkel Vestergaard Frandsen, afirmar que há uma versão do LifeStraw disponível para grupos de ajuda humanitária em Bangladesh e na Índia capaz de filtrar arsênico.
Com menos de 25 cm de comprimento, o canudo pode filtrar até 700 litros de água - estimativa do consumo anual de uma pessoa. O LifeStraw deve ser jogado fora quando seus filtros ficam entupidos demais para permitir a passagem de água, o que acontece geralmente após um ano de uso.


Fonte: comunidade virtual RTS - rede de tecnologia social
http://meioambienteeetc.blogspot.com/

Dia da Terra

Assim como o Descobrimento do Brasil, o Dia da Terra é celebrado em 22 de abril. O Dia da Terra foi criado em 22 de abril de 1970 pelo senador americano Gaylord Nelson. Nessa data, Gaylord Nelson liderou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Participaram mais de 20 milhões de pessoas. Somente a partir da década de 90, o Dia da Terra começou a ser adotado em outros países, tornando-se uma das datas mais importantes na luta pela preservação ambiental.
Fonte: Horta-Viva