Até 4.550 espécies de plantas da Amazônia podem desaparecer até 2050 devido ao uso do solo da região para agricultura e pecuária.


As espécies podem desaparecer devido ao uso do solo da região

Este é o resultado da pesquisa realizada por pesquisadores da Wake Forest University, nos EUA, que fizeram simulações com mais de 40 mil das 50 mil espécies de plantas da região.

Os pesquisadores estimaram taxas de perda do habitat natural na região e calcularam quantas espécies vegetais devem desaparecer. No cenário mais otimista considerado por eles, 2.400 espécies estariam condenadas até 2050.

Uma das principais novidades do estudo é a conclusão de que a extinção ou não de uma espécie de planta na Amazônia não tem tanto a ver com a vastidão do território pelo qual se espalha, mas com a localização de seu habitat.

A simulação aponta os riscos que os diferentes usos do solo representam para as diferentes espécies em cada parte da Amazônia. As 40 mil plantas vasculares, consideradas “superiores”, incluídas no estudo representam cerca de 80% da diversidade que se estima haver na Amazônia.

fonte: jornal Correio do Brasil

3 comentários:

  1. esse comentario e muito otimo e vai me ajudar a tirar um 5,00ptos!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber mais sobre as plantas
    desconhecidas

    ResponderExcluir
  3. adoro plantas mas gostaria de saber quais são as possibilidades de enviarem-me sementes de plantas e como devo pagar? Um abraço julia pereira

    ResponderExcluir