"Querer é Poder"

hp-capa.jpg
No lugar das embalagens, uma bolsa para notebook/Fotos: Divulgação

Um desafio proposto pela rede Wal-Mart mexeu com a criatividade dos membros da HP, e o resultado é uma nova forma de embalar os notebooks na hora da venda. Em vez de caixas de papelão, com isopor e plástico-bolha, o notebook sai da loja já em uma bolsa de transporte. A mudança representa menos matéria-prima, lixo, emissões de CO2 e gasto de energia para o planeta.

O HP Pavilion dv6929wm Entertainment Notebook PC fica na prateleira da loja guardado em uma bolsa exclusiva, estilo carteiro, e própria para proteger e transportar notebooks. Ela é feita com materiais 100% reciclados e já traz cada coisa em seu lugar, com apenas um plástico envolvendo cada item - computador, bateria, adaptador, cabos e documentação. O resultado é uma redução de 97% do total de embalagem utilizada para proteger esses produtos.

hp-2.jpg
1 - Computador, bateria, adaptador, cabos e documentação são embalados em sacolas plásticas individuais. 2 - Depois, todos os itens são inseridos em na bolsa, que é fechada e etiquetada.

A nova embalagem, além de reduzir a quantidade de matéria-prima e evitar que todas elas acabem no lixo logo após a compra, reduz o peso e a quantidade de materiais transportados. Com isso, diminuem também o consumo de combustível e as emissões de CO2 durante o transporte. Segundo a Wal-Mart, essa redução é de um a cada quatro caminhões utilizados para transportar o produto por todo os Estados Unidos.

“Cuidar do meio ambiente é um escolha pessoal que está se tornando cada dia mais importante para nossos consumidores”, afirmou o vice-presidente da HP, Steven DeWitt.

Wal-Mart: Desafio de Design

Com a inovação, a HP recebeu o primeiro lugar no desafio de design e criação intitulado "Home Entertainment Design", promovido pela Wal-Mart. A competição analisou três fatores de cada candidato: design arrojado que atraísse os clientes, produto inovador que reduzisse os seus impactos ambientais e embalagem que facilitasse a redução, reutilização e reciclagem do lixo e que reduzisse ou eliminasse o uso de produtos tóxicos.

hp-3.jpg
3 - A bolsa é, então, armazenada em uma caixa com outros dois kits – a HP permite três computadores por caixa. 4 - Quando comprar o computador, o cliente também leva pra casa uma bolsa multifuncional e quase nada de lixo

“Esse esforço é uma extensão do nosso comprometimento contínuo em fornecer aos nossos consumidores as melhores opções de produtos eco-friendly”, afirmou o gestor de mercadorias do Walmart Home Entertainment, Alex Cook.

O produto ainda não está disponível no Brasil, mas se alguém estiver de passagem pelos Estados Unidos, pode conferir o Pavilion dv6929wm nas lojas da rede. Ele custa US$798 e foi classificado na categoria prata do ENERGY STAR®, selo que garante a eficiência energética de produtos eletroeletrônicos.

fonte:ecodesenvolvimento.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário