Selo Procel para Edifícios- O investimento se paga no decorrer dos anos




Construções em todo o Brasil terão sua eficiência energética analisada pelo Procel a partir deste mes de julho. A análise faz parte do Programa Nacional de Conservação e Eficiência Energética em Edificações (Procel-Edifica), que visa promover a economia e o uso racional da energia elétrica nas edificações brasileiras e, futuramente, criar um selo de eficiência, como o que já existe para eletrodomésticos.

Os edifícios comerciais, públicos e residenciais serão analisados a partir do seu sistema de iluminação, de condicionamento de ar e a envoltória (análise da cobertura, áreas de vidro, janelas, aberturas e vãos, etc.). Para cada um deles existem pré-requisitos e recomendações para alcançar as classificações que vão de "A" a "E", dependendo do nível de eficiência energética da edificação. A média ponderada das três etiquetas irá determinar a classificação final do prédio.

O primeiro prédio deverá ser certificado ainda este ano, na forma de um estudo piloto. Construtoras podem se voluntariar para participar do teste. A provisão é que em 2012 a análise passe a ser obrigatória, tornando-se uma espécie de atestado de qualidade do prédio e promovendo uma economia de energia de 30% em prédios reformados e de até 50% em edificações novas.

O objetivo do selo é estimular os construtores e incorporadores a aderirem conceitos de eficiência energética em edificações e viabilizar a implementação da Lei 10.295/01 ("Lei de Eficiência Energética"). Para os responsáveis, o Procel-Edifica deverá se tornar um forte instrumento de mudança no mercado da construção civil.

Custo benefício

Os prédios construídos segundo padrões de eficiência energética custam, em média, de 5% a 7% a mais que os tradicionais. Contudo, segundo dados do Procel/Eletrobrás, a economia gerada pode ser de até 40%, "pagando" o investimento em apenas três anos.

As edificações representam quase metade do consumo de energia do País. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, elas são responsáveis por 42% de toda a energia elétrica consumida. O setor residencial contribui com 23%, o comercial com 11% e o público com 8% desse percentual. Um dos grandes vilões, nesses dois últimos setores, é o sistema de condicionamento de ar, com 48% do consumo de energia elétrica, seguido pelo sistema de iluminação, com 24%.

fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/

Assista também o video do programa cidades & solucões sobre o tema:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM996066-7823-ECONOMIA+DE+ENERGIA+EM+PREDIOS,00.html


2 comentários:

  1. Diga não ao aquecimento global use o termobloco ecológico em sua obra.
    O termobloco é um bloco pré-moldado leve, a base de cimento e isopor 100% reciclado que serve para isolação térmica, com excelente isolação acústica, lhe proporcionando uma grande economia de energia elétrica com climatizadores de ar, além de grande conforto térmico e bem estar.
    E por ser ecologicamente correto, além de suprir todas as necessidades modernas, também é uma inevitável tendência de mercado, uma vês que não podemos mais fechar os olhos há degradação do meio ambiente.
    Não fique para trás seja um profissional responsável.
    Indique a um amigo
    www.termobloco.com.br

    ResponderExcluir
  2. Como acabar com o resíduo de Izopor ?

    Proposta de Franquia Termobloco Ecológico®

    Devido à grande quantidade de mensagens com interesse em trabalhar com o termobloco, seja na utilização, ou na comercialização e produção, com reciclagem de isopor e ainda , devido à grande extensão do território nacional, o que inviabiliza o transporte e comercialização deste material, optamos pela oferta de franquia de nossa marca, bem como a tecnologia para a fabricação do termobloco.

    Uma vez que com três fabricas em SC não conseguiremos atingir a todos os estados na venda do produto, nem teremos como receber toda a oferta de resíduo de isopor, pois essa é imensa.
    Decidimos difundir essa tecnologia a custos acessíveis a todo o estado ou cidade que tenham interesse na exploração dessa nova tecnologia, que além de ser uma forte tendência de mercado, é um produto patenteado, o que impossibilitara a concorrência de acompanhá-lo em sua cidade, também é um ótimo investimento trazendo a quem a explora um ótimo retorno financeiro, além de todas as vantagens que a reciclagem desse material possa trazer tanto do ponto de vista social, energético, ecológico e sustentável. Qualquer pessoa física ou jurídica que eventualmente estejam em busca de um investimento, que já trabalhem com reciclagem, ONGs, fabricantes de blocos de concreto, empresas que decidam investir em produtos ecológicos e recicláveis e outros.
    Para isso, basta que os interessados, acessem o sait www.termobloco.com.br enviando seus dados como nome, cidade, estado ramo de atividade e mencionando, qual é o interesse na exploração do termobloco.
    Após o contato, enviaremos uma proposta (modelo de contrato), para ser analisado e no caso de aceite da mesma, daremos o inicio aos tramites legais.
    Obs. O termobloco Ecológico é um produto patenteado e por isso, a exploração, sem a devida autorização, implicara em ações judiciais

    ResponderExcluir