A produção de etanol a partir da mandioca



Etanol de mandioca pode ser mais barato do que o produzido a partir da cana-de-açúcar

A obtenção de etanol a partir da mandioca é uma realidade cada vez mais próxima, apesar de ainda estar em fase experimental no Brasil.
Todos os tipos de mandioca podem ser usados para a produção de biocombustível, mas aqueles que possuem maior concentração de amido, como a mandioca industrial, são as mais indicadas.
Linhas de pesquisas sobre a produção de etanol a partir de amidos estão sendo desenvolvidas pelo Centro de Raízes e Amidos Tropicais (Cerat). A raiz têm inúmeras facilidades para ser transformada em etanol, entre elas, o fato de não existir nenhum composto que iniba o processo biológico de fermentação alcoólica.
Dependendo da região, a obtenção do álcool a partir dela poderá ser mais barata do que pela cana. De acordo com informações do Cerat, a mandioca tem um custo de R$ 100 por hectare. Cada hectare produz entre 28 e 30 toneladas, e o mercado paga R$ 140 pela tonelada.
Isso faz com que a margem de lucro desse tipo de produto seja excelente, dando inclusive maior liberdade para a definição da época da colheita.
Apoio dos ambientalistas
Com a tecnologia atual, cada tonelada de mandioca pode produzir 200 litros de álcool. Ou seja, a cada 5 quilos da raiz se produz um litro de combustível. Além disso, a mandioca pode ser produzida em qualquer tipo de solo e não interfere tanto no meio ambiente.
fonte:.sebrae.com.br;.inovacaotecnologica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário