O Descarte do Lixo Eletrônico


Lixo eletrônico ou resíduo eletrônico (termo que não deve ser confundido com spam), é o nome dado aos resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos (o que inclui televisores, computadores, geladeiras e outros dispositivos).
Tais resíduos, descartados em lixões, constituem-se num sério risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, tais como mercúrio, cádmio, berílio e chumbo Em contato com o solo, estes produtos contaminam o lençol freático; se queimados, poluem o ar. Além disso, causam doenças graves em catadores que sobrevivem da venda de materiais coletados nos lixões.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o Brasil é o país emergente que mais gera lixo eletrônico.

No Brasil, a questão da destinação de aparelhos elétricos começou a ser discutida só agora, com um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo e que prevê que os fabricantes, importadores e comerciantes sejam responsáveis por recolher e destinar o lixo eletrônico.A iniciativa é válida, mas não resolve o problema, já que trata apenas de computadores, monitores e produtos magnetizados. Sistemas de rede e parques de telefonia ficaram de fora. "Na Europa, que está bem avançada no assunto, desde 2002, existem leis que obrigam os fabricantes a se responsabilizar por todos os eletrônicos produzidos. Além disso, só podem ser fabricados micros verdes", afirma Tereza Carvalho.

Para um computador ser considerado verde, ele precisa ter um sistema de economia de energia, ser produzido dentro de padrões de gestão ambiental e não ter chumbo em sua composição.

No Brasil, algumas marcas já oferecem essa opção, mas o mercado ainda é muito pequeno.

"É muito importante divulgar o problema e alertar os consumidores para, primeiro, nunca darem aparelhos velhos aos sucateiros, que só vão retirar as partes que podem vender, o resto jogam fora. O ideal é que os usuários deveriam comprar apenas micros verdes. Se houver a demanda, todas as empresas vão ter que se adequar".

Tereza Carvalho - Diretora do Centro de Computação Eletrônica da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Centro de Descarte e Reciclagem de Lixo


links: Lei 13576/09 | Lei Nº 13.576, de 6 de julho de 2009 do São Paulo http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/817923/lei-13576-09-sao-paulo-sp

http://www.e-lixo.org/


http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=412

http://meioambienteeetc.blogspot.com/2009/06/inovacoes-tecnologicas-surgem-todo-o.html

http://meioambienteeetc.blogspot.com/2009/05/entendendo-importancia-da-coleta.

htmlhttp://meioambienteeetc.blogspot.com/2009/09/lixo-eletronico-lento-descarte-adequado.html



fonte: veja.com; revista escola.com; wikipedia; http://www.onu-brasil.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário