Com textura semelhante a de um lápis cera, a barra de tinta é encaixada na máquina e reposta quando acaba/Fotos: Divulgação
Cartuchos de tinta usados em impressoras e máquina de fax são caros, geram lixo e consumem uma grande quantidade de energia. Para resolver (ou ao menos amenizar) esses problemas, a empresa americana Xerox desenvolver uma tinta sólida e não-tóxica em formato de barra.
O mecanismo é relativamente simples: a tinta sólida é acoplada em um compartimento apropriado dentro da multifuncional. Quando a máquina é ligada, o calor faz com que a tinta derreta e seja utilizada na impressão como uma tinta comum. Quando ela acabar, basta abrir a máquina e colocar uma nova barra, já que não vai haver nenhum cartucho vazio para ser descartado.
E os benefícios da tinta sólida são muitos, garantem os fabricantes. Segundo a empresa, o resultado da impressão é tão bom quanto das impressoras tradicionais. Além disso, a tinta “seca” é fácil de usar e repor, não faz sujeira, é rápida (impressões em 5 segundos, garantem), não utilizam muito espaço para armazenamento, pode ser utilizado com qualquer tipo de papel e geram uma grande variedade de tons.
Mas as maiores vantagens certamente são as ambientais. Esse produto pode reduzir os custos com impressão em 60% (um bloco de tinta pode imprimir 9.250 páginas) e eliminar 90% do total de lixo. A tinta também diminui a emissão de carbono durante o seu transporte (já que o tamanho das embalagens é menor e mais leve que as tradicionais) e utiliza menos energia.
Uma impressora de tinta comum gera, em quatro anos de uso, 200 kg de lixo. Retirando o cartucho, essa quantidade cai para 11 kg, asseguram os fabricantes.
A empresa já trabalha com cinco modelos de máquinas adaptadas para as tintas sólidas, entre impressoras, máquinas de xérox e multifuncionais. Dessas, quatro podem ser adquiridas pela internet, através do site da companhia. As barras de tinta também podem ser compradas on-line. O preço, porém, é um pouco salgado. Elas variam de US$ 38.99 a US$215.99 (caixa com seis blocos)
Oi
ResponderExcluirParabéns pelo blog é muito bom encontrar espaços dedicados a naureza e sustentabilidade na internet.
Parabéns pelo Top 100 do Top Blog.
Cleisson
A verdade é que as grandes empressas do setor não estão preocupadas com o meio ambiente, e sim com as recargas que tomam o mercado de forma crescente.
ResponderExcluirParabéns pelo blog, agora as empresas não visam a durabilidade do cartucho, pelo contrário, quanto menos ele durar mais eles vendem.
ResponderExcluirINFELIZMENTE no capitalismo é assim....
O jeito é nós mesmos reciclar-mos nosso lixo, usando maneiras alternativas de recarregar cartuchos e outros artifícios caseiros pra evitar a poluição.
Abraços.