O significado dos Rs nas práticas sustentáveis
















imagem:http://farm3.static.flickr.com/2324/2137735126_beab1b454f.jpg

Depois de tantas enchentes pelas cidades brasileiras, começamos a ouvir em várias conversas que o lixo jogado nas ruas das cidades é um dos vilões destas inundações.

Mas você já se perguntou como seus hábitos e suas atitudes estão colaborando para minimizar este problema?

É ai que o conceito dos Rs entra em nossas rotinas.

Inicialmente surgiu o conceito dos 3Rs para nos conscientizar dos problemas decorrentes da desenfreada geração do lixo e seu descarte inconveniente no meio ambiente. São eles:

Reduzir – é diminuir o consumo de produto e o desperdício de materiais, utilizando somente o necessário, ou seja, compre o que você realmente irá consumidor seja roupa, comida, etc.

Reutilizar – é reaproveitar os materiais que estiverem em bom estado, antes de seu descarte final como uma lata de alumínio virar um porta- treco, um pneu usado virar uma balança ou uma garrafa pet transformar em um vaso.

Reciclar – é devolver o material usado ao ciclo de produção entregando o à coleta seletiva devidamente limpo e condicionado em seus coletores específicos de acordo com as cores pré estabelecidas para cada tipo de material: azul para papel, vermelho para plástico, verde para vidro e amarelo para metal.

Reduzir ou evitar a geração de lixo é a atitude menos impactante para o meio ambiente. A Reciclagem é um processo positivo para o ciclo do lixo, mas ela ainda gera sujeira, ou melhor, resíduos.

Atualmente estes conceitos dos 3Rs estão, cada vez mais, sendo incorporados em nossos meios sociais. Consequentemente, foram introduzidos novos Rs para inspirar novos hábitos a todos nós:

Repensar – é analisar o que você realmente “acha” que está precisando. É um conceito focado no consumo sustentável onde o consumo é consequência da sua necessidade e não de influencias externas.

Recusar - é perceber que o produto em questão não lhe fará falta alguma e pelo contrário, poderá gerar mais lixo desnecessário para o nosso planeta. É o caso das sacolas plásticas e folhetos distribuídos na rua, etc.

Repararé tentar consertar um produto antes de descartá-lo.

Reintegrar – é a reintegração dos materiais que não podem ser reciclados à natureza. São os restos de materiais orgânicos e alimentos. Segue o link da matéria que postei referente a um procedimento de compostagem caseira.http://meioambienteeetc.blogspot.com/2009/07/aprenda-reciclar-o-lixo-organico-em-sua.html

Assim, podemos perceber que como consumidores e cidadãos, a redução da geração do lixo é uma estratégia chave para o consumo consciente e o exercício da responsabilidade socioambiental.

Fonte: Programa de gestão ambiental - http://pga.pgr.mpf.gov.br, www.ecodesenvolvimento.org.br

Links relacionados a matéria:http://meioambienteeetc.blogspot.com/search/label/Consumo%20Consciente


12 dicas para o consumo consciente: http://www.akatu.org.br/consumo_consciente/dicas

14 comentários:

  1. gostei muito me ajudou muito em uma pesquisa escolar .Obrigada

    ResponderExcluir
  2. gostei muito me ajudou em uma pesquisa escolar muito obrigada

    ResponderExcluir
  3. eu acho muito importante para ajudar todo mundo em suas pesquisas escolar.principalmente em epoca da feira cultural e ja ajudou eu e meu grupo na feira cultural

    ResponderExcluir
  4. eu adorei e ate tirei boa nota no colegio e tambem aprendi muito estudando no computador e na escola.muito obregada

    ResponderExcluir
  5. vai me ajudar muinto no meu trabalho de ciências

    ResponderExcluir
  6. Gostei Muito me ajudou em uma pesquisa nas férias de ciências value =)

    ResponderExcluir
  7. gostei muito desse site!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. tirei total na pesquisa escolar :)

    ResponderExcluir